Quanto tempo demora para formatar um notebook?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

O que é formatar notebook?

A formatação é um processo que apagar todo o conteúdo do disco rígido para reinstalar o sistema operacional, além de ser a forma mais eficaz de limpar um computador. Nos dias de hoje, formatar um notebook é rápido porém não é muitos simples.

Quando é preciso formatar meu notebook?

Com o passar do tempo, os notebooks costumam apresentar certas intermitências, que dificultam as atividades do usuário. É claro que esse não é o único fator que torna o funcionamento dos notebooks falho.

As condições de armazenamento, o tempo e a forma de utilização também influenciarão nessa decisão. Por isso, é sempre importante tomar certos cuidados com o seu notebook.

Quase sempre, em situações muito críticas, será necessário realizar a formatação do notebook. Casos como infestações de vírus, sequestro de dados ou pane geral – a famosa Tela Azul da morte – são alguns exemplos.

O lado bom da formatação.

Quando a última opção é mesmo apagar todos os dados da máquina, o que mais se busca é o aumento de velocidade. Nesse quesito não há discussão, a velocidade do PC aumenta consideravelmente.

Os programas são zerados e reorganizados. Depois de apagar tudo, a velocidade na inicialização de utilitários, antivírus e outros programas é notavelmente maior.

Como tudo é apagado, a formatação também acaba com aqueles programas difíceis de desinstalar que atrasam a vida do usuário, assim como barras de navegador e outros.

Outra vantagem igualmente importante é ficar totalmente seguro. Com a formatação, qualquer vírus ou praga que estava escondida na máquina é excluída.

E agora formatar por conta própria? O custo é acessível, é um risco que não vale a pena!

A formatação de notebooks é um processo possível de se realizar por conta própria. Entretanto, esse é um procedimento demorado e trabalhoso.

Ele facilmente pode apresentar problemas que um usuário, sem conhecimento necessário, não será capaz de resolver.

Por isso, o mais recomendado é contar com a ajuda de um suporte técnico de informática. Principalmente no caso de empresas, que podem sofrer graves consequências ao menor descuido.

Assim sendo, deixe esse trabalho nas mãos de sua equipe ou contrate uma empresa de outsourcing de TI (suporte técnico terceirizado). Além de ser muito mais seguro, você poderá ficar tranquilo para se dedicar às suas atividades diárias.

Quanto tempo demora a formatação de notebook?

O tempo médio de uma formatação sem backup é de aproximadamente 1 hora, porem existem outras configurações a ser realizada após a instalação do sistema operacional, como: instalações dos drivers, programas, etc.

Em resumo uma formatação completa sem backup e finalizada é de aproximadamente 2 horas.

Artigos Relacionados